Estados Unidos em junho de 2009 expressou preocupação com a mudança de linguagem experientes na Argentina sobre as Ilhas Malvinas e na Antártida. Em um telegrama de que data é coletado faz visita de despedida embaixador Wayne ministro estrangeiro, Jorge Taiana, que se referia a um acordo, elaborado em 2004 sob a presidência de Nestor Kirchner, com o Governo Estados Unidos e "outros governos-chave", e alegou ter sido abandonado pelo Governo de Buenos Aires.
EUA se queixa de quebra de Buenos Aires de um acordo de 2004 sobre a Antártica
Embora não explicitamente citados o conteúdo desse acordo prevê que a Argentina, devido, em abril daquele ano um novo pedido na Antártida antes da Comissão das Nações Unidas sobre a plataforma continental ", deixou a linguagem específica acordada ".
Segundo a história americana, Taiana reconheceu que isso tivesse acontecido assim, mas foi devido a problemas de agenda eleitoral nacional. O embaixador atribuída a Taiana, cita a seguinte explicação: "Se você ler com atenção a nossa reivindicação, a nossa língua irá respeitar todas as disposições do Tratado da Antártida".De acordo com Wayne, o ministro acrescentou que o primeiro item para a Antártida Argentina não estava ", é claro", mas para proteger a sua reivindicação de soberania sobre as ilhas.
A questão da corrente das Malvinas voltou no início deste ano, na sequência da decisão de a Grã-Bretanha de autorizar a exploração de petróleo novo nas águas ao redor das ilhas.
O Departamento de Estado lembra do que aconteceu em abril de 2009 e está muito interessada em descobrir se a resposta do governo argentino para a decisão britânica poderia prejudicar as empresas dos EUA envolvidos neste projecto e saber o mais rapidamente possível se houver qualquer debate entre os militares argentinos, ou dentro do governo de Cristina Fernández de Kirchner, no que diz respeito às ações possíveis ", isoladamente ou em conjunto com outros aliados regionais, como a Venezuela."
Os analistas do Departamento de Estado "monitor" durante anos o trabalho da indústria do petróleo na área Falkland, cujas águas são muito sujeitos a disputas internacionais. E isso apesar do fato de que um telegrama de sua embaixada em Londres, em fevereiro deste ano, reflete a opinião do presidente da ExxonMobil International, Brad Corson, que não acredita que há petróleo suficiente na plataforma continental das Malvinas a resultar rentáveis.
O documento da Secretaria de Estado fala de "Falkland Islands" (quando os telegramas da embaixada em Buenos Aires, sempre se referem de forma neutra para "Malvinas") e salienta o seu interesse, a fim de avaliar o potencial de resposta à Argentina empresas têm sido plataforma de perfuração para águas das ilhas. "Agradecemos que nos informe para que possamos antecipar a reação da Argentina, incluindo uma possível ação militar." En ese sentido, piden que se informe sobre cualquier discusión, no solo dentro del Gobierno sino también "entre oficiales militares". Nesse sentido, exigem a comunicação de qualquer discussão, não só dentro do governo, mas também "entre os militares."
O Secretário de Estado quer saber se há "divisões entre os membros do governo ou entre os funcionários argentinos militar". Segundo seus analistas, "dadas as atuais condições econômicas na Argentina, você pode ser capaz de usar a exploração de petróleo na região para fazer valer os seus direitos sobre as ilhas e as águas circundantes."
Em qualquer caso, a Embaixada observou que a política da Argentina sobre as Malvinas foi reforçada, em resposta ao movimento britânico e adotaram três níveis de acção: protesto formal no Reino Unido, cartas de advertência a cada empresa relacionada com a operação lembrando-lhes que é ilegal e pode estar sujeito a sanções, e cartas aos governos associados com essas empresas, com conteúdo semelhante. "Recebemos uma nota na terceira categoria, porque a empresa dos EUA Perfuração possui a plataforma de perfuração que vai para as ilhas". A Embaixada lembra que já existe decisão da Argentina de 2007, que ameaça de expulsão de qualquer empresa de petróleo nas Malvinas, sem a permissão de Buenos Aires, e sustenta que, no momento, não há nenhuma empresa norte-americana em tais circunstâncias.
Um telegrama posterior também reflete a preocupação dos Estados Unidos até a decisão do governo argentino para evitar uma porta, no interior barcos cujo destino final são as Ilhas Malvinas. Diplomatas britânicos advertem os seus colegas que estão chegando cartas ameaçadoras para as empresas envolvidas e perguntar se a recusa de jogar porta também pode afetar os navios de cruzeiro EUA indo para a Antártica e fazer breve parada nas ilhas Malvinas. O vice-chefe da Embaixada Britânica, Simon Thomas, passei a sua "surpresa" ao saber que o governo dos EUA não recebeu qualquer carta para esse efeito, embora a plataforma contratado pela British Petroleum Desire "é operado pela EUA firme ", insistiu Thomas.
Os norte-americanos interessados também sobre a situação do Barclays Bank, que alguns meios de comunicação britânicos haviam assegurado que, enquanto accionista da Desire Petroleum, poderiam ser afetados por novas sanções da Argentina. Própria Secretaria da Fazenda Hernán Lorenzino alças dúvidas: não há problema porque o banco (que por coincidência tem um papel importante no processo de renegociação da dívida da Argentina, em desenvolvimento) é apenas "dono de um fundo que gerencia fundos de um terceiro que por sua vez detém acções dessa sociedade
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